Se você, caro leitor, gostar deste blog, indique-o a amigos. Boa leitura!

.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nomes Bacanas

Gosto de ler nomes de gente. Às vezes pego uma lista de aprovados em vestibular e fico só degustando a leitura. Na empresa tem uns muito bacanas. Já reparei que os nomes têm tudo a ver com a geração dos pais, o que rolava na época deles no mundo das artes, do esporte e até da política. Mas tem muita gente por aí que escorrega na hora de batizar a gurizada e saem coisas hilárias, para tristeza e revolta de quem passará a vida inteira tendo que soletrar à exaustão. Noutro dia liguei para a casa de um colega de trabalho, preocupado com sua ausência no escritório.
- Bom dia, o Gilmar está?
- Quem gostaria? Um minutinho, por favor. Ô Gilvan! Telefone!
Depois de restabelecido da forte gripe, o colega conta que a mãe escolhera o nome Gilvan e mandara o marido ir registrá-lo. Na hora, o homem esqueceu qual era o nome, certo apenas de que começava com G. Com preguiça de voltar pra casa (e sem telefone), arriscou um “Gilmar”. Me revela ainda que só descobriu seu verdadeiro nome na chamada de presença, no seu primeiro dia na escola e que a família toda até hoje se recusa a aceitar a troca.
Por volta dos meus jurássicos 15 anos, comecei um namorinho com uma menina cujo nome era (ou é) Cleusa Ambrosina. Depois de uma ou duas semanas, ela fez questão de me apresentar à irmã gêmea, quando fiquei sabendo que haviam decidido entre si que eu tinha de namorar as duas. O nome da outra era (ou é) Creusa Ambrosina. Durou alguns meses e eu nunca sabia com qual das duas estava. Apenas uma letra as diferenciava e, ambas, muito lindas.
E tem muito casal que gosta de misturar seus nomes para definir o nome do neném. Uma maldade. E vão surgindo Dalvanelson, Lurdesmar, Valdirlanda, Francisdélio, Jerenildes (ele ou ela?), a lista e as possibilidades de combinação são infinitas.
No norte/nordeste, o negócio é nome importado, mas geralmente acontece um desentendimento entre quem ouve, quem pronuncia e quem escreve.
No cartório: - Bote aí o nome que minha mulher escolheu. É Washington.
- Uó...o quê?
- Shington!
- Veja aqui se é assim que se escreve, por favor. - e manda um "Uóxintom"
- Isso aí, cabra bom!