Se você, caro leitor, gostar deste blog, indique-o a amigos. Boa leitura!

.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lembranças De Um Ex-Restauranteur - Parte II - "O Sagüi"

É domingo. Chego ao finíssimo Il Sogno de Anarello, do meu amigo Giancarlo Bruno, pouco antes do meio-dia. A casa ainda está vazia. Ele teima em me ensinar a preparar sua Insalata al Mare. Quer, com ar de nobre milanês, que eu a inclua no cardápio dos meus restaurantes.
- Mas, Giancarlo, é só uma salada com frutos do mar.
- Ma che cosa ragazzo, e il mio secreto, non conta?
- Va bene, mi serve una per me di provare, poi.
- Con tutti piacere.

Enquanto espero ser servido, percebo que uma Mercedes estaciona na porta do restaurante e dela desce uma senhorinha muitíssimo bem vestida. O motorista vai embora e o maitre, após recepcioná-la, a conduz à uma mesa colada numa janela-balcão, escondida por uma cortina que ia do teto ao chão.
Para meu espanto, ela trazia nos braços um sagüi, atado a uma coleirinha. Quem, diabos, além de ter um sagüi como bicho de estimação, o leva a um restaurante? – pensei - Isso não é excentricidade, é doideira da boa.

Quando ela se sentou, o bichinho pulou no chão e sumiu para trás da cortina. Um minuto depois, o maitre destacou um garçom, que veio lá do fundo para atendê-la. O rapaz abriu em "V" o pesado cardápio de couro e colocou-o na sua frente. Enquanto ela corria os olhos nas opções, o garçom notou um movimento na cortina e notou os contornos de algum animalzinho de cor escura. Conheço a mente dos garçons. Sei que pensou: É um rato! E não teve dúvidas: pegou outro cardápio e "PAM!" - acertou o bichinho de primeira, que emitiu apenas um "quiiiiiiiii".
A mulher deu um pulo para trás e puxou a guia, trazendo arrastado e já morto o sagüizinho.
Foi um escândalo. Ela aprontou uma gritaria daquelas.

Soube, depois, que foram todos parar numa delegacia e que o restaurante foi processado.
A propósito, a salada do Giancarlo era uma delizia e a incorporei nas minhas casas.